que, de tolo, até pensei que fosse minha

sábado, 2 de agosto de 2008

why so serious?


Já faz mais ou menos duas semanas que fui ao cinema assistir Batman- O Cavaleiro das Trevas, com um amigo amado que também passou mal,assim como eu. Mas só agora acho que consigo começar a escrever e pensar sobre o filme. Talvez eu ainda precise vê-lo de novo. Fiquei um pouco anestesiada da primeira vez, não absorvi o filme por inteiro. Saí do filme tão extasiada, precisava tanto de um chiclete de nicotina que nem esperei terminar pra "fumar o cigarro".As vantagens irônicas de se trocar o tabaco por uma goma insípida.
Ainda dói lembrar, na verdade. Doeu assistir, doeu gostar, e vai doer mais ainda nunca mais ver nenhuma interpretação brilhante de Heath Ledger. Talvez doa ainda mais (re)ver suas interpretações brilhantes, não sei. Mas não estou aqui para discorrer sobre isso, esse post é uma homenagem, não um discurso póstumo de velório. Uma homenagem simples, da forma como posso oferecer.
O Coringa é, indiscutivelmente, a melhor personagem do filme, roubando a cena de forma explícita, chocando a todos com detalhes sutis, como a mania de lamber as feridas da boca e o olhar alucinado, complementando a já interessante proposta narrativa que a personagem assume dentro do enredo. O Coringa é um contestador, é mais do que tudo, um questionador, um gerador de dúvidas. Ele resgata o pior lado do ser humano e o traz à tona, à mostra...à toa?

A verdade é que o Coringa de Heath Ledger acaba por resgatar o que há de melhor em todos nós. Por coincidência, ou ironia do destino, é impossível, dadas as circunstâncias, não se sentir nem um pouco orgulhoso, nem um pouquinho feliz, por saber que um ser humano como você foi capaz de um trabalho tão minucioso, tão bem-elaborado, tão bem sucedido. E que toca. E ,sendo assim, é impossível da mesma forma não se sentir um pouco saudoso, um pouco nostálgico, pensando que uma carreira tão brilhante quase que termina no próprio ponto em que se inicia. E essa comiseração é uma coisa boa, não é? Pelo menos nós gostamos de pensar que sim.

Não quero falar do filme. Não ainda. Não estou bem preparada. Mas uma conclusão já pude tirar, e acho que sei a resposta à pergunta do Coringa. "Why so serious?"

Porque deste, por mais que ele nos quisesse a todos sorrindo, é impossível sair imune.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahazow leetroz na linha blogueira!
hahaha
No coments... Bem que o espírito do Heath poderia dar uma passadinha por aqui, nem que seja só pra receber os prêmios que ele certamente ganhará.
Prontofalay

=)

Anônimo disse...

ela escreve bem, ela é a tal!

sim, o ascendente em gêmeos se faz presente nesse blog!

te amo!

toze disse...

Filme muito especial!
... não sei se o personagem ficou maior que o próprio filme. E claro que não estou falando do Batman!